Outubro 12, 2018

Os alunos do sétimo ano da Escola Municipal Governador Israel Pinheiro – EMIP são os grandes vencedores pela categoria Cientista Jovem I, na etapa local, do Prêmio Arcelor Mittal de Meio Ambiente que teve como tema em 2018 “Meio ambiente e ciência: reduzir, reutilizar e reciclar – os 3R’s no meu dia a dia” e irão concorrer ao prêmio nacional.

Através do projeto intitulado “SustentHabilidade com os 3R’s”, desenvolvido em parceria com os membros da Incubadora de Empreendimentos Sociais e Solidários da Universidade Federal de Ouro Preto – INCOP, os alunos da EMIP realizaram diferentes ações em busca da promoção da conscientização e disseminação da cultura sustentável a partir dos 3R’s.

O grande questionamento dos alunos era “Por que não atuar efetivamente, dentro e fora da escola, no processo de promoção da conscientização sobre a importância de reduzir, reciclar e reutilizar materiais, com a intenção de minimizar os danos causados ao Planeta?”. Diante desse desafio foi desenvolvido um intenso trabalho.

Os alunos elaboraram materiais como folders e cartazes, bem como produziram artesanalmente sabão derivado de óleo de cozinha reciclado, recolhido na comunidade. Posteriormente, desempenharam ação de conscientização durante a 7ª Feira de Economia Popular Solidária do Médio Piracicaba, na entrada de supermercados, e na própria escola.

O objetivo principal era apresentar a importância do princípio dos 3R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) como um caminho para a redução e descarte correto de resíduos, bem como a destinação e reinserção desses materiais em processos produtivos, o que propõem a gestão sustentável dos resíduos sólidos. Divulgando também, as atividades que a Associação dos Trabalhadores de Limpeza e Materiais Recicláveis de João Monlevade - ATLIMARJOM desenvolve, assim como a importância das suas ações tanto na gestão de resíduos, quanto na geração de trabalho, renda e inclusão social.

A partir do projeto a instituição de ensino planeja continuar o processo de promoção da conscientização ambiental, assim como, tem buscado por meio de parcerias auxílios para realizar a identificação visual da ATLIMARJOM, por meio da aquisição de uma placa.

As atividades que envolvem a INCOP se dão pelo projeto criado pela incubadora denominado “Conscientização Ambiental Por Meio da Gestão de Resíduos” iniciado em 2017. Os próximos passos a serem dados envolvem uma possível implantação de coleta seletiva na EMIP, visando torná-la um ponto estratégico de coleta no bairro em que está localizada, uma vez que, a ATLIMARJOM ainda obtém de poucos recursos para a ampliação de sua rota de recolhimento dos resíduos, atingindo apenas 18 bairros da cidade de João Monlevade.

A INCOP parabeniza os alunos, professores e coordenação da Escola Municipal Governador Israel Pinheiro e agradece o empenho desses na elaboração, desenvolvimento e execução do projeto “SustentHabilidade com os 3R’s”.