Projetos INCOP 2022: Horta Comunitária

Maio 24, 2022
Horta

A partir de uma experiência da criação de uma horta escolar na Escola Cicinha de Moura Simon, localizada na cidade de João Monlevade, este trabalho visa desenvolver na um sistema de governança para que a horta possa ser uma fonte de uso da comunidade do bairros Primeiro de Maio, um  dos mais pobres da cidade. Deste modo pretende-se permitir aos pais/ou responsáveis pelos alunos que participem e usufruam dos resultados da Horta Comunitária. Para alcançar o objetivo proposto, este trabalho organizará oficinas e rodas de conversas, sob a perspetiva da Economia Solidária, visando debater temas que sejam importantes na elaboração do sistema de governança da horta. Nesse sentido, pode-se considerar que o trabalho terá como norte metodológico a pesquisa-ação. Boa parte do trabalho será realizado a partir das visitas in loco na Escola. Como produtos deste projetos, espera-se que seja criado um sistema de governança potencializando o espírito coletivo e, eventualmente, permitindo à comunidade do bairro, melhorias em suas condições de sobrevivência.