
As Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares (ITCPs) são projetos, programas ou laboratórios interdisciplinares vinculados em sua maioria as instituições de ensino superior criadas, dentre vários objetivos, para desenvolver extensão, ensino e pesquisa tendo como base a filosofia da Economia Solidária..
Não há uma definição consolidada sobre Economia Solidária, pois ela é dinâmica, mas segundo alguns autores entendem por Economia Solidária: “(...) utilizam o termo Economia Solidária para se referir àquelas formas de organização produtiva e do trabalho que se pautam por valores como solidariedade, cooperação e autogestão, em contraposição a valores como lucro, competição e livre-mercado” (ALVES, VELOSO, ANDRADE e SILVA, 2020).
As ITCPs desenvolvem o processo de incubação de grupos populares, formais ou informais, que tenham intenções de trabalharem sob a perspectiva da Economia Solidária através de associações ou cooperativas populares.
O processo de incubação implica em uma solidariedade mútua, numa troca de saberes, de conhecimentos acumulados sob condições sociais e históricas diferentes que se mesclam através do diálogo e que se produzem em esferas distintas da vida social. Por isso a importância de pensar a incubação como ato pedagógico atuando de forma interdisciplinar envolvendo a extensão, ensino e pesquisa.
Na cidade de João Monlevade tem uma Incubadora Tecnológica de Cooperativa Populares vinculada ao Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas – ICEA da Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP.
No ICEA/UFOP tem a Incubadora de Empreendimentos Sociais e Solidários da UFOP – INCOP, essa que é um laboratório de extensão , cujo objetivo, é promover através da extensão, ensino e pesquisa a inclusão social e o resgate da cidadania das pessoas que estão de alguma forma marginalizadas na sociedade através da promoção da Economia Solidária e da geração de ocupação e renda.
A INCOP trabalha com grupos de pessoas organizadas, ou não, em formatos de cooperativas ou associações populares promovendo através da assessoria sociotécnica ações de promoção e fortalecimento desses grupos sociais.
A incubadora do ICEA/UFOP é composta por alunos, professores e técnicos dos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica e Sistema de Informações. Assim, os membros da INCOP desenvolvem atividades junto aos empreendimentos solidários vinculados aos setores da reciclagem, alimentos, cultura, direitos dos animais e artesanato.
A equipe da incubadora realiza formações semanais de temas específicos e afins as suas atividades, participam de eventos científicos, realizam intercâmbio entre outras incubadoras universitárias e publicam artigos.
Alguns projetos vinculados à incubadora já receberam prêmios sendo o mais recente o 27º edição do Prêmio local e nacional da Arcelor Mittal de Meio Ambiente que ocorreu em João Monlevade em dezembro de 2018. Projetos aprovados em primeiro lugar e menções de destaque sobre os resultados de projetos aprovados em editais nacionais.
Atualmente, a Incop é responsável pela incubação de seis empreendimentos, sendo eles: Feira de Economia Popular e Solidária, Atlimarjom, Ame, Cãopanhia do Bem, Astrine e Amad.
Para conhecer um pouco mais do trabalho da INCOP visitem e “explorem” o site (https://incop.ufop.br/) além de conhecer um pouco mais sobre as atividades da incubadora você encontrará algumas publicações sobre temas desenvolvidos ou que respaldam nossos trabalhos.
Bibliografia:
ALVES, J.C.M; VELOSO, L.H.M; ANDRADE, E.P; SILVA, A.M. Economia Solidária e a dimensão cognitiva da experiência dos catadores. In.: INTERAÇÕES, Campo Grande, MS, v. 21, n. 1, p. 125-140, jan./mar. 2020