Economia Solidária: uma outra economia que acontece...

Março 18, 2020
INCOP

As Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares (ITCPs) são projetos, programas ou laboratórios interdisciplinares vinculados em sua maioria as instituições de ensino superior criadas, dentre vários objetivos, para desenvolver extensão, ensino e pesquisa  tendo como base a filosofia da Economia Solidária..

Não há uma definição consolidada sobre Economia Solidária, pois ela é dinâmica, mas segundo alguns autores entendem por Economia Solidária: “(...) utilizam o termo Economia Solidária para se referir àquelas formas de organização produtiva e do trabalho que se pautam por valores como solidariedade, cooperação e autogestão, em contraposição a valores como lucro, competição e livre-mercado” (ALVES, VELOSO, ANDRADE e SILVA, 2020).

As ITCPs desenvolvem o processo de incubação de grupos populares, formais ou informais, que tenham intenções de trabalharem sob a perspectiva da Economia Solidária através de associações ou cooperativas populares.

O processo de incubação implica em uma solidariedade mútua, numa troca de saberes, de conhecimentos acumulados sob condições sociais e históricas diferentes que se mesclam através do diálogo e que se produzem em esferas distintas da vida social. Por isso a importância de pensar a incubação como ato pedagógico atuando de forma interdisciplinar envolvendo a extensão, ensino e pesquisa.

Na cidade de João Monlevade tem uma Incubadora Tecnológica de Cooperativa Populares vinculada ao Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas – ICEA da Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP.

No ICEA/UFOP tem a Incubadora de Empreendimentos Sociais e Solidários da UFOP – INCOP, essa que é um laboratório de extensão , cujo objetivo, é promover através da extensão, ensino e pesquisa a inclusão social e o resgate da cidadania das pessoas que estão de alguma forma marginalizadas na sociedade através da promoção da Economia Solidária e da geração de ocupação e renda.

A INCOP trabalha com grupos de pessoas organizadas, ou não, em formatos de cooperativas ou associações populares promovendo através da assessoria sociotécnica ações de promoção e fortalecimento desses grupos sociais. 

A incubadora do ICEA/UFOP é composta por alunos, professores e técnicos dos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica e Sistema de Informações. Assim, os membros da INCOP desenvolvem atividades junto aos empreendimentos solidários vinculados aos setores da reciclagem, alimentos, cultura, direitos dos animais e artesanato.

A equipe da incubadora realiza formações semanais de temas específicos e afins as suas atividades, participam de eventos científicos, realizam intercâmbio entre outras incubadoras universitárias e publicam artigos.

Alguns projetos vinculados à incubadora já receberam prêmios sendo o mais recente o 27º edição do Prêmio local e nacional da Arcelor Mittal de Meio Ambiente que ocorreu em João Monlevade em dezembro de 2018. Projetos aprovados em primeiro lugar e menções de destaque sobre os resultados de projetos aprovados em editais nacionais. 

Atualmente, a Incop é responsável pela incubação de seis empreendimentos, sendo eles: Feira de Economia Popular e Solidária, Atlimarjom, Ame, Cãopanhia do Bem, Astrine e Amad.

Para conhecer um pouco mais do trabalho da INCOP visitem e “explorem” o site (https://incop.ufop.br/) além de conhecer um pouco mais sobre as atividades da incubadora você encontrará algumas publicações sobre temas desenvolvidos ou que respaldam nossos trabalhos. 


Bibliografia: 
ALVES, J.C.M; VELOSO, L.H.M; ANDRADE, E.P; SILVA, A.M. Economia Solidária e a dimensão cognitiva da experiência dos catadores. In.: INTERAÇÕES, Campo Grande, MS, v. 21, n. 1, p. 125-140, jan./mar. 2020