VII Seminário de Metodologia de incubação e Economia Solidária

Outubro 6, 2019
VII Seminário

Nos dias 25 e 26 de setembro ocorreu o VII Seminário de Metodologia de incubação e Economia Solidária, realizado pela Incubadora de Empreendimentos Sociais e Solidários da UFOP (INCOP). O seminário aconteceu no auditório do ICEA-UFOP e contou com a participação de professores e alunos convidados de outras instituições.

O primeiro dia de seminário (25/09) contou com a presença do Professor e Doutor Renato Peixoto Dagnino, docente e titular na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), sendo referência nas áreas de Estudos Sociais da Ciência e Tecnologias e de Política Científica e Tecnológica da América Latina em uma palestra com o tema: “Economia Solidária, Tecnologias e Desenvolvimento Sustentável”.

Já o segundo dia (26/09) contou com a presença do Professor titular da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e Mestre Hebert Medeiros Gontijo, Professora e Doutora Lucinéia Souza Maia vice-diretora do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (ICEA) e da Engenheira e Mestranda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Viviane da Silva Serafim. Ambos relataram suas experiências com a extensão em uma mesa de debates com o tema: “Inovação e extensão: das exatas ao social”.

O último dia de seminário completou-se com o lançamento do segundo livro da incubadora: “Economia Solidária: Reflexões da Incubação à Desincubação”. O livro que teve como organizadores os professores Jean Carlos Alves, professor do Departamento de Engenharia de Produção- DEENP/ICEA/UFOP e Maressa Nunes Ribeiro Tavares, professora do Departamento de Engenharia de Produção – DEENP/ICEA/UFOP, apresenta reflexões, experiências e questionamentos a partir das ações da incubadora desde sua criação em 2011.

A INCOP agradece a todos os convidados e palestrantes por compartilharem seus conhecimentos, experiência e ideias, à PROEX (Pró-Reitoria de Extensão), CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e ICEA (Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas), pelo apoio na realização  e à todos os presentes por contribuírem para o sucesso do evento.