
Dando continuidade a apresentação dos projetos desenvolvidos e já concluídos pela Incubadora de Empreendimentos Solidários da Ufop (Incop), tendo em vista a divulgação das experiências e ações da incubadora, abordaremos sobre o projeto desenvolvido na Uni Labor.
A Uni Labor é uma cooperativa produtora de uniformes industriais, fundada em 1969 a partir de um clube de mães, já tendo somado mais de 75 cooperadas ao longo de sua história.A renda proveniente dos ganhos da cooperativa representa para a maioria das cooperadas a maior fonte de renda.
Em março de 2013, a cooperativa Uni Labor passou a ser incubada pela (Incop). O processo de incubação teve como objetivo fortalecer a cooperativa diante dos grandes empecilhos para sua sobrevivência em um cenário de grande competitividade e incerteza, pautada principalmente na autogestão, característica essencial da Economia Solidária (ES).
O primeiro passo no processo de Incubação baseou-se no delineamento e busca de dados do empreendimento para a identificação do perfil da organização, princípios, metodologias e gestão, a fim de observar possíveis falhas no gerenciamento. Após o levantamento dos dados, foi formulada estratégias pela Incop baseado em teorias que fundamentam a ES.
Foi possível a partir disso, implementar ações capazes de corroborar a prática autogestionária. Isso incluía a capacitação dos membros através de formações e troca de conhecimentos técnicos, bem como a comunicação eficaz e objetiva. O fortalecimento da comunicação interna e do entendimento da prática da autogestão eficiente, percebeu-se uma grande evolução na organização do processo de produção. Além disso, com a melhora nas condições financeiras, o empreendimento foi capaz de realizar investimentos importantes para o processo produtivo.
A partir do momento em que o empreendimento estava relativamente estruturado em relação à equipe e ao plano de negócios, foi realizado investimento em um novo maquinário e mudança de layout, os quais permitiram que a produção aumentasse consideravelmente, com a efetivação de novos pedidos e entregas dentro do prazo estabelecido, com qualidade mantida e sem sobrecarregar as cooperadas. Com a ampliação técnica e estrutural permitiu a produção em larga escala, culminando em uma renda mais digna as associadas, além de reconhecimento no mercado. O processo de incubação durou aproximadamente dois anos.
Por fim, foi possível observar que as mudanças ocorridas durante o processo resultaram em uma evolução da organização e das cooperadas. Além disso,para os membros da Incop foi uma oportunidade de ver de perto os desafios encontrados por uma organização e de vislumbrar a possibilidade de interferir na realidade socioeconômica dos indivíduos, atuando como agentes transformadores através da Economia Solidária.