Pesquisa tecnológica e responsabilidade social

Agosto 6, 2020
Não foi possível carregar a imagem.

No período inicial, quando foram decretadas as medidas de isolamento social devido a pandemia, ocorreu uma corrida de compra de equipamentos e insumos para a área da saúde. Esta corrida causou desabastecimento e aumento desmedido de preço de diversos produtos, principalmente aqueles de proteção individual voltados a segurança dos profissionais de saúde. Este problema, em particular, é uma questão preocupante para toda a sociedade porque o cuidado aos infectados pelo novo coronavírus depende do bem estar desses profissionais.

Por outro lado, algumas parcerias e alianças estratégicas que envolvem a solidariedade e conhecimento têm surgido como forma de amenizar esse contexto. São redes de cooperação realizadas por sociedade civil e organizações, cada uma contribuindo com o que tem, visando um bem comum que é a saúde pública.  Dentre estas organizações, as instituições de ensino superior, reconhecendo e consciente de sua responsabilidade social, têm mostrado seu protagonismo nas ações de combate a pandemia, aliando conhecimento e tecnologia social para auxiliar na promoção da justiça social seguindo o princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Além das parcerias e cooperação entre grupos da sociedade civil e organizações, surgiu neste contexto diversas colaborações dentro das organizações como nas instituições de ensino superior. Esse foi o caso da parceria entre o laboratório de pesquisa iMobilis que desenvolve projetos na área de computação móvel, sistemas embarcados, engenharia de software e computação social e o laboratório de extensão Incop, que possui como foco a incubação de empreendimentos sociais e solidários baseada nos princípios da economia solidária. Em ambos os laboratórios são desenvolvidas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Um dos propósitos iniciais dessa parceria é amenizar o problema da falta ou alto preços dos equipamentos de proteção individual a profissionais da área de saúde, paralelamente atendendo as demandas dos empreendimentos incubados pela Incop.

Mais detalhes sobre o projeto de extensão que será desenvolvido em parceria entre os laboratórios iMobilis e a Incop serão apresentados em uma das edições da série do Informativo Incop sobre projetos de pesquisa e de extensão vinculados à Incop. Podemos adiantar que a parceria envolve adicionar a alguns projetos de inovação tecnológica desenvolvidos no iMobilis a característica de tecnologia social. 

Ficou curioso? Não percam as edições do Informativo Incop!