Membros da INCOP participam do V Congresso da Rede de ITCP's

Maio 12, 2019
arr

Nos dias 01 a 04 de Maio o professor Jean Carlos Machado Alves e a aluna Bruna Cristina Freitas do Carmo, membros da Incubadora de Empreendimentos Sociais e Solidários da UFOP- INCOP, participaram do V Congresso da Rede de ITCPs, no CEFET/RJ cujo tema foi "Universidade e economia solidária: Rede ITCPs – 20 anos ressignificando a universidade no Brasil".

“O objetivo do evento é debater, apresentar e divulgar o conhecimento produzido pelas pesquisas e experiências de extensão sobre economia solidária nas universidades, nos/com os empreendimentos econômicos solidários e na gestão pública.” (CEFET/RJ e Rede de ITCPs, 2019).

O evento contou com a presença de várias Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares – ITCPs de diversas regiões do Brasil e pesquisadores internacionais do Uruguai e da Colômbia.

No congresso houve a exposição de vários trabalhos sendo que a INCOP/UFOP apresentou um artigo vinculado a Educação Popular e Economia Solidária no contexto da engenharia de autoria do docente Jean Carlos M. Alves do Departamento de Engenharia de Produção - DEENP e Bruna Cristina Freitas do Carmo e Naira Gonçalves de Freitas graduandas do curso de engenharia de produção do ICEA.

Durante o evento além das apresentações dos trabalhos foram realizados painéis sobre várias temáticas vinculadas a Economia Solidária no Brasil e na América Latina, reuniões da Associação Brasileira de Pesquisadores de Economia Solidária – ABPES, da Rede de ITCPs e da Rede Sudeste de ITCPs.

O prof. Jean Carlos do DEENP/ICEA foi indicado e eleito para ser coordenador da Rede Sudeste de ITCPs representando Minas Gerais juntamente com os professores da UNESP/ASSIS e UFSCar (representando São Paulo) e representando o Rio de Janeiro e a Regional Sudeste na coordenação nacional da Rede de ITCPs uma professora do IFRJ.