Membros da Incop participam de diversos eventos de extensão

Novembro 13, 2020
att

No fim de Outubro e início do mês de Novembro deste ano, diversos membros da INCOP participaram, de forma online, do VII Congresso de Extensão Universitária da UFABC, do EVEDS 2020 e do XXVII Simpósio de Engenharia de Produção (SIMPEP) para mostrar, com muita dedicação e conhecimento, projetos de grande impacto social sustentados pelos alicerces da Economia Solidária e da inovação.

Os projetos abraçam uma grande variedade de áreas do conhecimento, mostrando que a multidisciplinaridade é mais do que um clichê, é uma realidade quando se trata da união entre ensino, pesquisa e extensão.

Um dos temas abordados foi nas áreas da educação e pedagogia, com o projeto “Economia Solidária e Matemática” por Jeferson P. M. Ezequiel e João Pedro de A. Oliveira e orientação da professora Anliy N. N. Sargeant, projeto este que tem em seu cerne assessorar de forma sociotécnica e identificar o conteúdo da matemática a ser trabalhado com os membros da Associação dos Triadores de Materiais Recicláveis de Nova Era (Astrine), com o objetivo de melhorarem os processos produtivos e resgatarem a dignidade humana graças ao novo conhecimento a ser adquirido.

Outro projeto apresentado teve como tema os direitos humanos e a justiça, intitulado de “Assistência Sociotécnica à Associação Maria Efigênia (AME)” por Camila C. Gomes, Vitor Eduardo dos S. Cabral, Raquel X. O. da Costa e a professora Aline M. A. Soares. Neste projeto foi exposto sobre o funcionamento da AME, sobre diferentes campanhas bem sucedidas como a de arrecadação de brinquedos e de alimentos destinados a pessoas em vulnerabilidade social e sobre as melhorias a serem implementadas no projeto. 

Também houve projeto visando nossos companheiros aqui na Terra: os animais. Com o projeto “Conscientização sobre Bem Estar Animal”, a Elizabeth F. Pires e João J. C. Ribeiro juntamente com a professora Tatiana A. Costa, foi apresentado de forma resumida os trabalhos da INCOP e as motivações para a realização do projeto, tendo como principal estímulo o grande número de casos de maus tratos a animais, o que levou ao desenvolvimento de metodologias voltadas para a conscientização da causa.

O tema meio ambiente não ficou de fora graças ao projeto “Economia Solidária e Gestão Socioambiental: Assessoria Sociotécnica à Associação dos Trabalhadores de Limpeza e Materiais Recicláveis de João Monlevade – ATLIMARJOM” por Robert da S. de Paula e sob orientação do professor Jean C. M. Alves, que trouxe à tona um trabalho voltado para agregar o cooperativismo, coletivismo e o associativismo à associação de catadores, exaltando sempre suas potencialidades e seu empoderamento no processo. 

Já no Simpósio de Engenharia de Produção, onde teve como tema central “Economia Circular e suas Interfaces com a Engenharia de Produção” o membro João Pedro de A. Oliveira sob a orientação do professor Jean C. M. Alves, apresentou o artigo intitulado “Reflexões sobre o potencial socioeconômico de uma Associação de Catadores de Nova Era/MG”, expondo todas as nuances sociais e econômicas que envolvem a associação, além da diferença positiva que uma organização pautada na união e cooperação dos associados pode resultar.

Por último mas não menos importante, tivemos o projeto “Economia Solidária, Incubadoras, Trabalho e Gestão: A Engenharia de Produção atuando no resgaste da identidade da cultura afrodescendente de a uma associação”, apresentado por Alisson Marques e orientado por ..... que participaram do I Encontro Virtual de Engenharia e Desenvolvimento Social, onde expôs de maneira bem vasta todo o potencial que a Engenharia de Produção tem de resgatar e valorizar a cultura negra, cultura esta muitas vezes massacrada pelo preconceito e pela desinformação. O projeto mostrou diversas maneiras de ação para que esse reconhecimento ocorra, desde oficinas sobre as raízes de cada um até campanhas voltadas para a conscientização da igualdade social.