Introdução dos métodos do Lean Office na organização da INCOP

Abril 14, 2019
aaa'

Quinta feira, dia 11 de abril, foi dado início a um processo de formação baseado na aplicação de um novo conceito organizacional para a Incop e seus colaboradores, ministrada pelos discentes Maxwell Daniel de Freitas e Lucas Horta Monteiro de Castro. A apresentação ministrada teve o intuito de instruir todos atuantes sobre o conceito Lean Office, que será aplicado na organização interna e externa da incubadora, tendo a finalidade de alcançar melhorias no cumprimento dos métodos de estruturação.

O que é o Lean Office?

Lean Office é um conceito que visa reduzir desperdícios em uma organização, tendo como preceitos um melhor aproveitamento do tempo e fluxo de trabalho, identificação de problemas e melhores formas para resoluções, rapidez em coletar informações e uma padronização em documentações que facilitam o diálogo entre os colaboradores.

Em sua implementação existem ferramentas que otimizam o processo de modificação da cultura organizacional. Dentre elas, podemos citar a metodologia de cultura japonesa 5S, que se estrutura em:   

  • Senso de utilização (Seiri): Sendo a eliminação de recursos inúteis ou em local inapropriado;
  • Senso de organização (Seiton): Alocação de materiais e ferramentas em seus devidos lugares;
  • Senso de limpeza (Seiso): Um ambiente de trabalho limpo desperta conforto aos colaboradores;
  • Senso de padronização (Seiketsu): Constituição e estabelecimento de normas e regras;
  • Senso de disciplina ( Shitsuke): Baseado em uma autogestão onde é necessário um controle e monitoramento do cumprimento dos 4S anteriores, estimulando a melhoria contínua.

Outra ferramenta a ser implementada é o Seis Sigma, que serve de apoio ao processo de melhorias e desenvolvimento interno da organização. Seis Sigma tem por objetivo a definição de metas, o conhecimento de todos os dados internos da organização para saber o que precisa ser melhorado, o pensamento e análise de possíveis soluções em processos problemáticos e a introdução de inovações que possam otimizar os processos, mantendo sempre um controle destas novidades no desenvolvimento interno.

A terceira ferramenta é o Kanban, que registra ações e tarefas de maneira com que haja facilidade de visualização e entendimento das informações de forma ágil eliminando ações e funções desnecessárias, melhorando a gestão do tempo, otimizando a produtividade e auxiliando na redução de custos.

Assim sendo, a Incop inicia o processo de implementação do conceito Lean Office e suas ferramentas, inovando os meios de organização com a utilização dessa filosofia em um ambiente organizacional baseado na economia solidária.