Incop realiza Assembleia Geral

Novembro 24, 2020
assembleia_geral

Nos dias 18 e 19 de novembro foi realizado a Assembleia Geral da Incop com o intuito de traçar os caminhos para 2021. 

A pandemia e a necessidade de isolamento social pegaram todos de surpresa. Diante disso, a readequação e a reestruturação da organização interna da Incop eram inevitáveis. A necessidade de repensar as ações da Incop para serem realizadas de forma remota, trouxe à tona algumas demandas de melhoria na sua organização interna. Aproveitando essa demanda de melhoria, a Assembleia Geral foi realizada ainda nesse ano.

O primeiro dia da Assembleia Geral teve dois momentos. Iniciou com a explanação do coordenador da Incop, professor Jean Carlos Machado Alves, sobre o papel de uma Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP). Em seguida, divididos em grupos, foi realizada a análise pelo método da matriz SWOT (ou FOFA) sobre ensino, pesquisa, extensão e organização. Ao final do primeiro dia, após a explanação dos grupos, todos os membros foram incumbidos de trazer, para o segundo dia da assembleia, ao menos uma solução sobre os pontos a serem melhorados. 

No segundo dia, tivemos a apresentação de propostas de reestruturação das comissões, de novos procedimentos de entrada e saída de membros e planos para celebrar os 10 anos de Incop. Em seguida, todos os membros apresentaram a proposta de melhoria baseado na matriz SWOT preenchida no dia anterior. Diante da grande quantidade de propostas, ficou como passo seguinte verificar a dimensão da força de trabalho da Incop para traçar um planejamento estratégico para 2021. 

Os desafios que todos passamos com a pandemia trouxe uma oportunidade de ter um olhar mais interno de melhoria e esperamos que com isso possamos estar mais estruturados para continuar com a importantíssima missão de disseminar os princípios da Economia Solidária.