Feirantes e Prefeitura Municipal se reúnem para discutir a futura reforma da Praça do Povo

Outubro 28, 2018
Feirantes e Prefeitura Municipal se reúnem para discutir a futura reforma da Praça do Povo

No último sábado, 20 de outubro, foi realizada uma reunião no Centro Educacional para debater sobre a possível reforma da Praça do Povo, local destinado tanto a Feira de Economia Popular Solidária, quanto a Feira Livre, que acontece aos sábados.

A reunião contou com a presença de membros da Incubadora de Empreendimentos Sociais e Solidários da UFOP, que buscaram apresentar o trabalho desempenhado na criação, gestão e atividades da Feira de Economia Popular Solidária do Médio Piracicaba. Além de discorrer sobre a própria Incubadora, os conceitos nos quais se fundamenta, a gestão dos empreendimentos assessorados e os projetos desenvolvidos.

Como a INCOP acompanha o processo de desenvolvimento e fortalecimento das ações da Feira de Economia Popular Solidária, foi responsável por intermediar as discussões sobre a relação Prefeitura e feirantes e iniciar as exposições sobre a reforma que será iniciada na Praça do Povo.

Representantes da Prefeitura Municipal de João Monlevade foram convidados a prestar esclarecimentos aos feirantes sobre a obra a ser realizada e sobre a situação dos feirantes. Estiveram presentes, a secretária de assistência social Nádia Cota Guimarães, o assessor de comunicação e relações públicas Will Jony Gomes Nogueira e a diretora presidente da Casa de Cultura Claira Poliane Ferreira Moreira.  

Os feirantes abordaram assuntos referentes às duas feiras, como suas necessidades, descontentamentos e opiniões. Ao longo da conversa membros da Incubadora expuseram um questionário aplicado previamente aos feirantes e clientes, no qual foram coletados dados pertinentes às feiras, como o levantamento de possíveis locais para alocação dos feirantes durante a reforma. Locais foram explicitados tanto pelo público quanto pelos feirantes.

Após a discussão não foi decidido um novo local para as feiras durante o processo de reforma da praça. O ponto principal levantado nesse processo pelos presentes foi a decisão da prefeitura de realizar a reforma sem avisar previamente o processo aos feirantes que utilizam do espaço corriqueiramente.

Como resultado das reivindicações e cobranças, foi estabelecida uma comissão entre membros de ambas as feiras e discentes da INCOP, com a finalidade de fortalecer e dar voz ao grupo diante de questões que envolvam e afetem as atividades das feiras.

A reunião foi extremamente importante para estimular os próprios feirantes a questionarem e lutarem por seus direitos e necessidades. E é esse o ideal da economia solidária, fazer com que essas pessoas se tornem capazes de se autogerir, se manter em ambientes democráticos e participativos, adquirirem autonomia e voz ao grupo, entre outros elementos essenciais para garantia da sustentabilidade da Feira de Economia Popular Solidária.