FEIRA REGIONAL DE ECONOMIA POPULAR SOLIDÁRIA

Outubro 1, 2018
Nos dias 05 e 06 de outubro, João Monlevade sediará a Quarta Feira de Economia Popular e Solidária do Médio Piracicaba. A realização do evento será na Praça do Povo, com duração da manhã à noite. Ao todo serão, aproximadamente, 20 expositores com produtos da agricultura familiar, quitandas, vestuário, artesanato, cosméticos, apicultura, hortifrutigranjeiros, e muitos outros. A feira contará com a participação de empreendimentos das cidade e de São Gonçalo e Nova Era.
O evento contará, como nas realizações anteriores, com o apoio do Fórum de Economia Popular Solidária da Cáritas Diocesana de Itabira, da Secretaria de Estado de Trabalho de Desenvolvimento Social (Sedese), da Incubadora de Empreendimentos Sociais e Solidários da Universidade Federal de Ouro Preto (INCOP) e do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de João Monlevade..
A Economia Popular Solidária (EPS) é uma estratégia de desenvolvimento sustentável e solidário fundamentada na organização coletiva de trabalhadores e trabalhadoras com interesse de melhorar a qualidade de vida por meio do trabalho associado, cooperativado ou mesmo em grupos informais. É ainda uma maneira de combater as desigualdades do atual sistema e de construção de outro modo de produzir, consumir e de pensar as relações entre as pessoas. São características dos empreendimentos solidários o fato de serem coletivos e suprafamiliares (associações, cooperativas etc.), dedicadas à realização de atividades econômicas de produção de bens, de prestação de serviços, de comercialização e de consumo solidário, administradas de forma coletiva e democrática, dispondo ou não de registro legal.
A data da próximas edição da feira será dia 09 e 10 de novembro. Contamos com a sua participação.