A experiência de realizar um processo seletivo durante a pandemia

Julho 24, 2020
notícia

A necessidade de isolamento social tem provocado diversas mudanças no processo de organização e incubação da Incop. Vamos falar um pouco sobre a experiência da Incop de realizar um processo seletivo nesse momento de pandemia. O processo seletivo ocorreu entre os dias 18/06 a 14/07 e pela primeira vez de forma remota. 

Nas edições anteriores realizadas presencialmente a Incop mantinha uma metodologia constituída dos seguintes passos: checagem dos documentos obrigatórios, formação a respeito da Incop, quebra-gelo para deixar os participantes mais confortáveis, dinâmica e a partir destas etapas, os selecionados, iriam para a entrevista presencial normalmente realizada no horário do intervalo entre os turnos de aulas do Icea/Ufop.

Desta vez, devido as circunstâncias atuais provocada pela pandemia, adaptamos o processo seletivo para torná-lo viável a ser aplicada de forma remota. Assim, a metodologia escolhida foi a realização da inscrição através de um formulário com questões que indicavam as condições necessárias para participar do processo, como o acesso à internet e dispositivos computacionais disponíveis dos candidatos, visto a necessidade de o trabalho ser realizado predominantemente a distância neste momento. A segunda etapa, como forma de substituição da dinâmica foi realizada o "Desafio GT", composta por perguntas e um desafio a ser solucionado inspirados no processo de incubação. Por último, a entrevista realizada de forma remota.

Estamos passando por um período complicado, porém, o trabalho da incubadora e dos empreendimentos neste momento não param e, portanto, tivemos que adaptar tanto a atuação junto aos empreendimentos quanto a realização de processo seletivo. A experiência com a execução do processo seletivo de forma remota possuiu algumas dificuldades e limitações comparada a forma presencial, entretanto foi possível realizá-la com sucesso.