Encontro da Rede Mineira de ITCP's traz diálogo rico e diverso

Setembro 22, 2020
Itcps

Na última quinta-feira, dia 17/09, aconteceu o estimado encontro da Rede Mineira de ITCP's, através de uma live no YouTube que reuniu convidados com muita sabedoria e dedicação à Economia Solidária. Maria “Tutuca”, Francisca Maria “Chica”, Neli Medeiros, Samuel da Silva e Sebastião Farinhada em conjunto com Bianca Lima, a mediadora deste encontro, proporcionaram uma tarde riquíssima em conhecimento ao debaterem sobre o tema “Economia Popular Solidária de Minas Gerais em diálogo: Construindo ações em rede”.

Toda a discussão teve como ponto em comum a inclusão da Covid-19 em pauta, uma vez que todas as incubadoras e empreendimentos sociais/solidários tiveram que se adaptarem ao novo contexto de pandemia. Em uma colocação bem precisa, “Tutuca” ressaltou que a Economia Solidária e todas as suas vertentes já trabalhavam na construção de um novo mundo mesmo antes da pandemia, uma vez que seus preceitos de coletividade e igualdade são características ainda mais essenciais dado o contexto atual. Outro ponto interessante, desta vez abordado pela “Chica” foi a questão do legado que a pandemia deixará, usando como exemplo a adaptação de alguns empreendimentos ao adotarem o atendimento e entregas virtuais como meios de continuidade do trabalho durante o isolamento e que seguirão sendo utilizados graças à sua praticidade e largo alcance.

Enfim, dado certo momento na live, os convidados responderam a perguntas enviadas pelo chat, sanando as dúvidas em alguns momentos e em outros, abrindo provocações sadias acerca de maneiras sobre como melhorar, cada vez mais, o movimento da EPS e as bases da rede de ITCP’s. Foi deixado claro que o movimento é ordeiro, pacato e sereno, que valoriza o ser humano mas que, em alguns casos, necessita-se do resgate de uma ideologia de movimento mais ativo, atuante, manifesto, para combater a opressão política e capitalista que nos assolam há tanto tempo.