Dia da Consciência Negra

Novembro 20, 2020
Consciência Negra

Desde 2011, o dia da Consciência Negra, foi oficialmente incluído no calendário escolar nacional a partir da lei federal 12.519. O dia 20 de novembro foi a data escolhida em memória ao dia da morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, considerado símbolo da luta pela liberdade e valorização do povo negro, e que foi morto em 1695.

O dia é marcado por diversas atividades culturais, debates e manifestações organizadas pelo movimento negro em diferentes regiões do país. A data também serve para refletirmos sobre a situação da população negra no nosso país, que está cercado por preconceitos e diferenças raciais desde o período escravocrata até os dias de hoje.

Em João Monlevade, desde o ano passado, diversas entidades do movimento afro se organizam para realizar o Festival Unificado da Consciência Negra e este ano, em sua segunda edição, o evento contará com a temática “Tecnologias Negras, Territórios Múltiplos”, e fará homenagens póstumas a “Tia” Nilza Roberto, matriarca da família Roberto, e ao músico paulista Itamar Assumpção.

O festival é realizado pelas entidades: Associação Cultural de João Monlevade – Congado São João Evangelista; Associação Cultural Navio Negreiro (Anan); Associação Monlevadense de Afrodescendentes (Amad); Pastoral Afro Montfortina; coletivo Salve Pretitude; Projeto Saberes Urbanos – professores e alunos da Uemg; Sindicato dos Metalurgicos de João Monlevade  (Sindmon-Metal); produtores culturais Andreia Abade  da Gata na Tuba Cultural e Wir Caetano da Dabliê Texto e Imagem e da Fama.

A Associação Monlevadense de Afrodescendentes Amad, associação incubada pela Incop, tendo sua presidente Alexsandra Mara Felipe Fernandes como uma das organizadoras do evento, está estruturando para a ação, uma contação de história cênica sobre a associação, música ao vivo, roda de capoeira e diversas outras atividades que serão divulgadas em breve.

A programação do festival ainda está em desenvolvimento e sendo atualizada no site do evento, mas contara com lives em suas mídias sociais e ações isoladas de cada organizador. Acompanhe as novidades seguindo os organizadores em suas redes sociais e prestigie este evento para celebrar e refletir sobre este mês significativo no combate ao racismo em nosso país.