Alunos da Escola Municipal Governador Israel Pinheiro desenvolvem ação de conscientização ambiental durante a Feira Popular de Economia Solidária do Médio Piracicaba

Agosto 15, 2018
Alunos da EMIP e membros da INCOP realizam ação de conscientização ambiental

Na última sexta-feira, dia 10 de agosto, foi realizada uma ação de conscientização ambiental por meio da gestão de resíduos pelos alunos do sétimo ano da Escola Municipal Governador Israel Pinheiro – EMIP, em parceria com os membros da Incubadora de Empreendimentos Sociais e Solidários da Universidade Federal de Ouro Preto – INCOP. Os alunos desempenharam a ação durante a 7ª Feira de Economia Popular Solidária do Médio Piracicaba, a qual cedeu uma barraca para a atividade.

Os alunos apresentaram a importância do princípio dos 3R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) como um caminho para a redução e descarte correto de resíduos, bem como a destinação e reinserção desses materiais em processos produtivos, o que propõem a gestão sustentável dos resíduos sólidos. Para isso, foram divulgadas as atividades que a Associação dos Trabalhadores de Limpeza e Materiais Recicláveis de João Monlevade - ATLIMARJOM desenvolve, assim como a importância das suas ações tanto na gestão de resíduos, quanto na geração de trabalho, renda e inclusão social.

Uma dessas atividades divulgadas foi a coleta seletiva, disseminada por meio de material explicativo contendo os horários, bairros percorridos e a forma de separação dos resíduos. Muitas das pessoas abordadas relataram não conhecer o trabalho da associação de catadores da cidade e tão pouco o modo correto de separação, o que mostrou a importância da ação.

Durante a feira os alunos da EMIP fizeram a venda do sabão que possui como base o óleo usado, produto esse, que foi produzido pelos próprios alunos com apoio dos professores da instituição. Os alunos afirmaram que o importante não era a venda e sim o processo de conscientização que estava vinculado à atividade.

Assim, a INCOP e a ATLIMARJOM parabeniza os alunos e professores da Escola Municipal Governador Israel Pinheiro e agradece o empenho desses na elaboração, desenvolvimento e execução da ação.