Alunos da EMIP são os ganhadores da etapa nacional do Prêmio Arcelor Mittal de Meio Ambiente

Novembro 30, 2018

No dia nove de novembro de 2018 os alunos do 7º ano da Escola Municipal Governador Israel Pinheiro – EMIP, ganhadores da etapa local, participaram da entrega da premiação aos vencedores da 27º edição do Prêmio Arcelor Mittal de Meio Ambiente que ocorreu no Real Esporte Clube de João Monlevade. No evento os alunos puderam expor o projeto vencedor da Categoria Jovens Cientistas I, intitulado de SustentHabilidade com os 3Rs.

Todas as etapas do projeto foram apresentadas, as ações, a execução e o envolvimento de todos os alunos em busca da conscientização da população frente aos resíduos gerados e a forma adequada de disposição desses. Assim como, levantado a importância das atividades desenvolvidas pela associação de catadores de materiais recicláveis da cidade, a ATLIMARJOM, Associação dos Trabalhadores de Limpeza e Materiais Recicláveis de João Monlevade.

Durante o evento de premiação os alunos, com o intuito de homenagear e buscar a valorização do trabalho realizado pelos catadores no município convidaram a representante da ATLIMARJOM, a associada Valdete Firmino Roza, para a entrega simbólica da placa que junto com apoiadores foi colocada na organização como forma de melhor identificá-la e garantir que a população saiba sua localização.

A premiação contou com representantes de diferentes entidades privadas e públicas, como alguns professores da Universidade Federal de Ouro Preto, avaliadores dos projetos deste ano, o secretário de educação de João Monlevade, Teotino Damasceno Filho, a secretária de educação do município de Nova Era, Silvânia Passos, além da presença do vice-prefeito de João Monlevade Fabrício Lopes. Os alunos aproveitaram esse momento para mostrar  o impacto positivo das ações da associação para o município, alertando sobre a necessidade de reconhecimento e apoio às atividades desenvolvidas pela ATLIMARJOM.

Todas as etapas do projeto vencedor teve apoio da Incubadora de Empreendimento Sociais e Solidários da Universidade Federal de Ouro Preto, a INCOP, que auxiliou em todas as atividades e visa a continuidade das ações na EMIP, através do projeto de extensão que desenvolve, o “Conscientização Socioambiental Por Meio da Gestão de Resíduos”. A EMIP e a INCOP buscarão juntas tornar a escola um futuro ponto de coleta seletiva e estão realizando estudos para tal implementação. Assim como, irão manter a aplicação dos processos de conscientização socioambiental.

Ao fim do evento os vencedores da etapa nacional foram anunciados e os alunos do sétimo ano da EMIP receberam a premiação do 1º lugar na Categoria Nacional de Jovens Cientistas I, com o projeto SustentHabilidade com os 3Rs, sendo um dos 364 projetos propostos. Esse acontecimento emocionou não só todos os alunos, professores e apoiadores do projeto, como a todo o público presente.

Assim, a INCOP parabeniza os alunos e professores da Escola Municipal Governador Israel Pinheiro e agradece o empenho e a parceria na elaboração, desenvolvimento e execução de todo o projeto.