
Associação Maria Efigênia (Ame) realiza ações direcionadas a promoção da saúde e que impactam famílias em vulnerabilidade social
Diante do cenário atual de pandemia, onde a população presencia impactos em diferentes âmbitos, é nítida a ampliação do quadro de vulnerabilidade social e econômica. Muitas famílias se veem sem renda ou em condições mínimas de sobrevivência e dignidade humana. Obviamente, no nosso país, já existia esse quadro que como dito é alargado durante esse momento de crise epidêmica. Para tanto surgem ações que dão espaço a solidariedade e cidadania, uma dessas é levantada pela Associação Maria Efigênia (Ame).
A Ame tem se dedicado desde 2011 à assistência e promoção da saúde em João Monlevade e região, produzindo e doando de maneira altruísta uma multimistura enriquecida que é utilizada como suplemento alimentar e distribuída em postos de saúde, demais entidades e em sua própria sede àqueles que precisam. A Associação desenvolve também atividades de arrecadação e doação de roupas, alimentos e materiais de higiene, direcionando as famílias em bairros de maior vulnerabilidade no município que se localiza.
Assim, perante a crise proveniente do COVID-19, a Associação se viu apreensiva na manutenção de suas atividades. Muitas pessoas e entidades demandaram ainda mais do trabalho desenvolvido pela Ame e assim viu-se a necessidade de manter, seguindo os critérios previstos pelo Ministério da Saúde e Prefeitura Municipal, a produção da multimistura destinada a pessoas enfermas e com carência nutritiva. A Associação percebeu também a importância de manter seu trabalho de arrecadação e doação de alimentos e material de higiene, principalmente na situação de isolamento social, onde se amplificou a quantidade de famílias necessitando de ajuda.
Duas voluntárias ficaram responsáveis pela produção da farinha, que é realizada semanalmente, seguindo todas as condições de higienização já necessárias, bem como as regras quanto a não aglomeração. Já no processo de distribuição, funcionários da Prefeitura realizaram a entrega em unidades de saúde do município. A distribuição da multimistura, de cestas básicas e materiais de higiene em bairros de maior vulnerabilidade, foi realizada por dois membros da Ame, também seguindo as normas estabelecidas, com máscara, luvas, higienização prévia dos materiais entregues e mantendo o distanciamento exigido.
Por meio de um membro apoiador, a associação realizou a entrega direcionada de roupas doadas, onde se definiu a entrega as famílias que estavam precisando. Além disso, criou o varal solidário nos bairros Estrela Dalva e Nova Monlevade, cumprindo as regras para se evitar a contaminação.
A Associação continua analisando possíveis estratégias para execução de suas atividades no decorrer da pandemia. Estuda formas de manter-se ativa e garantir o desenvolvimento das ações já realizadas de promoção à saúde, bem como a busca pela qualidade de vida de famílias do município também no cenário que se desenvolveu para o enfrentamento da COVID-19.
A Ame por ter um contato próximo às famílias que precisam e por conhecer o contexto que elas vivenciam sabe da importância das doações de roupas, alimentos e principalmente de materiais de higiene e limpeza. Logo, a Ame precisa de contribuições para realizar essas doações.
Quer contribuir doando roupas, alimentos não perecíveis e materiais de higiene ou limpeza?
Acesse as redes sociais da Ame pelo Instagram ou Facebook e agende a entrega de sua doação.