INCOP realiza o 6º Seminário de Metodologias de Incubação e Economia Solidária e tem público significativo

Novembro 25, 2018

Nos dias 20 e 21 de novembro de 2018 foi realizado no auditório do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas-ICEA, o VI Seminário de Metodologias de Incubação e Economia Solidária. O evento organizado pela Incubadora de Empreendimentos Sociais e Solidários da Universidade Federal de Ouro Preto-INCOP, teve como intuito levantar temas pertinentes a realidade acadêmica e ainda pouco discutidos.

No primeiro dia, foi abordado o tema “Diversidade e Extensão: Reflexões sobre as responsabilidades sociais das universidades” contando com a presença dos professores Dr.ª Anliy Natsuyo, atual coordenadora do centro de extensão e diretora do ICEA; o professor Drº. Alexandre Nascimento que compõe o corpo docente da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG em João Monlevade e coordena o Observatório de Políticas Públicas pela Sustentabilidade e com o professor Me. Ícaro, coordenador geral e docente atuante da Rede de Ensino DOCTUM em João Monlevade.

Com uma grande adesão dos alunos, a mesa propôs um debate sobre o papel das universidades na comunidade local e provocou reflexões sobre a importância de trazer o tema diversidade para o centro de discussão do ambiente universitário.

Já no segundo dia, a mesa que trouxe o tema “Papel social das engenharias e sua relação com a economia solidária”, foi composta pela professora Ma. Maressa Nunes, que coordenou a INCOP no ano de 2017 e início de 2018. O professor Drº. Wagner Ragi, que também coordenou o laboratório de extensão e é professor adjunto do Departamento de Engenharia de Produção da UFOP - JM. Para completar a mesa, o professor substituto da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG, Me. William Azalim apresentou suas experiências no trabalho desenvolvido em  uma cooperativa de catadores de materiais recicláveis de Belo Horizonte.

Dessa forma, no segundo dia foi gratificante apresentar aos participantes do evento uma economia diferente, que busca a valorização, inclusão e considera a integralidade do ser humano como sujeito das atividades econômicas, possuindo como ideais a solidariedade, a democracia, a cooperação, entre outros elementos. Além disso, os palestrantes mostraram diversas formas pelas quais as pessoas podem atuar no âmbito social.

Para finalizar, a INCOP em nome de todos os seus integrantes agradece aos participantes do seu VI Seminário.