Você conhece o Projeto Caminhos de Pedra?

Fevereiro 19, 2017
http://hotelprimavera.com.br/blog/wp-content/uploads/2014/11/caminhos_de_pedra_erva_mate.jpg

 

Idealizado pelo Engenheiro Tarcísio Vasco Michelon e pelo Arquiteto Júlio Posenato o roteiro Caminhos de Pedra tem por finalidade resgatar, preservar e dinamizar a cultura que os imigrantes italianos trouxeram à serra gaúcha a partir de 1875.

Para entender melhor o projeto é necessário conhecer o contexto. Os imigrantes italianos estabeleceram-se em Bento Gonçalves entre os anos de 1875 e 1914. Muitos deles fixaram-se no Distrito São Pedro, ao longo da Júlio de Castilhos, principal estrada que ligava a região Norte à capital. Como a estrada incitava o progresso econômico, ali foram construídas casas. Mas devido ao advindo do trem em 1910, que fazia o trajeto Porto Alegre- Carlos Barbosa- Caxias, o surgimento de novas estradas, asfaltadas, inclusive as que levavam ao litoral , a rigidez da fiscalização do vinho em Bento Gonçalves, bem como a quebra da cooperativa do Distrito, a estrada foi sendo abandonada e a cidade perdendo atrativo turístico. Esse fato acarretou na depressão econômica e na degradação do espírito de empreendedorismo da comunidade.

Como meio de incentivar a visitação ao Distrito e impulsionar a economia através do turismo, além de restaurar a dignidade da comunidade, os idealizadores realizaram um levantamento do acervo arquitetônico de todo o interior do município de Bento Gonçalves, no ano de 1987. Constatou-se então que o Distrito de São Pedro possuía um grande acervo de casas antigas, que conservavam sua cultura e história, de acesso fácil e, tendo essas, grande potencial turístico, apesar da decadência, abandono, e perda de essência cultural, já que algumas casas tinham passado por mudanças para se enquadrarem na cultura moderna.

O Sr. Tarcísio, utilizando de recursos do Hotel Dall’Onder, o qual era proprietário, deu inicio às restaurações de algumas casas para que pudessem receber visitações. O primeiro grupo de turistas proveniente de São Paulo, através da Operadora CVC foi recebido na Casa Merlo, Casa Bertarello, Ferraria Ferri e Cantina Strapazzon em 30 de maio de 1992.

A comunidade e os idealizadores tiveram uma mudança de perspectiva diante do sucesso da criação de um roteiro estruturado de visitações e das obras realizadas. Em 1997, foi fundada a Associação Caminhos de Pedra, onde participavam empreendedores e simpatizantes do projeto. O projeto então logo se expandiu, com o envolvimento expressivo da comunidade descendente, passou a contemplar o resgate do patrimônio não só arquitetônico, mas também cultural, envolvendo língua, folclore, arte, habilidades manuais, gastronomia, etc.

O projeto então foi aprovado pelo Conselho Estadual de Cultura em 10 de agosto de 1998 passando a partir de então a captar recursos das empresas locais através da recém criada Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio Grande do Sul.

A Associação Caminhos de Pedra conta com mais de uma centena de associados, é considerado um projeto pioneiro no Brasil em termos de turismo rural e cultural, está recebendo uma visitação média anual de 60.000 turistas. E no ano de 2009 foi declarado patrimônio histórico do Rio Grande do Sul, através da Lei Estadual 13.177/09. O roteiro está em expansão e possui, atualmente, 15 pontos de Visitação e 56 pontos de Observação Externa. 

VAMOS CONHECER?!!

 

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=hD9lVnie5ik

 

Para mais informações acesse o site www.caminhosdepedra.org.br