Assume

Julho 2, 2018
Associcao

Fundada em 1996 na cidade de João Monlevade, a Associação dos Usuários do Serviço de Saúde Mental (ASSUME), entrou na luta antimanicomial que percorre o Brasil, uma vez que os manicômios não podem ser considerados como forma de tratamento dos usuários de saúde mental.

Desde o início, a inserção do usuário no âmbito social e o oferecimento de oficinas para geração de ocupação e renda têm sido suas principais atividades. Sua diretoria é formada por usuários (pessoas constatadas portadoras de deficiência mental) e voluntários.

A ASSUME é detentora de reconhecimento de utilidade pública municipal e estadual e está associada à RENILA (Rede de Inter núcleos de Associações). Ela também se faz presente mensalmente no Fórum Mineiro de Saúde Mental, fórum este que através da RENILA organiza a manifestação no dia 18 de maio, dia nacional da luta antimanicomial.

O Espaço de Convivência, isto é, o espaço físico onde a ASSUME está localizado, oferece aos usuários oficinas, como forma de tratamento relativo à necessidade psicomotora, lazer e cultural, ou seja, laborterapia. As oficinas de tear, pintura, artesanato, dentre outras geram produtos com potencialidade para comercialização e complementação tímida de renda.