4ª FEIRA REGIONAL DA ECONOMIA POPULAR SOLIDÁRIA

Março 25, 2018
Correto

Nos dias 11 e 12 de abril, João Monlevade sediará a Quarta Feira de Economia Popular e Solidária do Médio Piracicaba. A realização do evento será na Praça do Povo, com duração da manhã à noite. Ao todo serão 30 expositores com produtos da agricultura familiar, quitandas, vestuário, artesanato, cosméticos, apicultura, hortifrutigranjeiros, e muitos outros. A feira contará com a participação de empreendimentos das cidades de Catas Altas, Santa Bárbara, Nova Era, Barão de Cocais, São domingos do Prata, Bela Vista de Minas, Itabira, Santa Maria de Itabira, Dionísio, Bom Jesus do Amparo, Antônio Dias e Alvinópolis. Entre os planos dos colaboradores da Feira, está sua realização mensal a partir de abril, para todo o restante do ano.

O evento contará, como nas realizações anteriores, com o apoio do Fórum de Economia Popular Solidária da Cáritas Diocesana de Itabira, da Secretaria de Estado de Trabalho de Desenvolvimento Social (Sedese), da Incubadora de Empreendimentos Sociais e Solidários da Universidade Federal de Ouro Preto (INCOP) e do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de João Monlevade. Excepcionalmente, a SEDESE estará colaborando com a Feira, sendo responsável pela sua logística.

A Economia Popular Solidária (EPS) é uma estratégia de desenvolvimento sustentável e solidário fundamentada na organização coletiva de trabalhadores e trabalhadoras com interesse de melhorar a qualidade de vida por meio do trabalho associado, cooperativado ou mesmo em grupos informais. É ainda uma maneira de combater as desigualdades do atual sistema e de construção de outro modo de produzir, consumir e de pensar as relações entre as pessoas. São características dos empreendimentos solidários o fato de serem coletivos e suprafamiliares (associações, cooperativas etc.), dedicadas à realização de atividades econômicas de produção de bens, de prestação de serviços, de comercialização e de consumo solidário, administradas de forma coletiva e democrática, dispondo ou não de registro legal.

As datas para as próximas edições da feira serão divulgadas no site e nas redes sociais. Contamos com a sua participação.